Segundo a Psicologia, Ego é o núcleo da personalidade de uma pessoa. O princípio de organização dinâmica, diretor e avaliador que determina as vivências e atos do indivíduo. Em outras palavras, são comportamentos criados através de experiências adquiridas (em sua grande parte na infância), que constroem valores e condutas que são expressas ao longo do tempo em diversas situações.
É ele que nos deixa firme e forte diante de grandes infortúnios que ocorrem em nossas vidas (que na verdade, nos ensina à evoluir…). Entretanto, são sempre situações que exige controle, estratégia, decisão e superação. E um Ego equilibrado, bem trabalhado nos traz essas “ferramentas” para que possamos atravessar essas situações delicadas.
Contudo, ao mesmo tempo sempre existe os extremos, onde o contrário também é verdadeiro. Um Ego enfraquecido, desequilibrado, mal trabalhado pode nos levar às cinzas de maneira emocional, desenvolvendo inúmeros CID’s (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) Mentais. Lúcifer era um anjo de puro Egocentrismo, não aceitando de forma alguma a segunda posição. Ou seja, domine o seu Ego e terá controle sobre você!
Portanto, a questão não é castigá-lo ou diminuí-lo de forma alguma e sim entendê-lo, observá-lo e trabalhá-lo para que o seu melhor seja alcançado. Porque um Ego bem lapidado é rico em conhecimentos, liderança preenchendo o seu redor do melhor que possui favorecendo a si e todos!
Consultando a escala de Hertz (escala vibracional), observei que o Ego circula entre 175 hz que é o orgulho, passando pela raiva que é 150 hz até o desejo(vício/vontade/egocêntrica) que é 125 hz. Podendo subir mais a escala ou descer.
Mas, infelizmente é descendo que ele se apresenta em parte significativa. Tendo potencial para o desenvolvimento de CID’s Mentais.As emoções mal resolvidas e não observadas estão totalmente associadas às doenças do metabolismo gerando uma bola de neve e envolvendo o organismo como um todo, a ciência já comprovou isso!
De acordo com um artigo no site Psicólogo e Terapia onde são citadas 10 características de Egocentrismo. Insegurança, Autoestima Frágil, Distorção da Realidade, Maquiavelismo, Solidão entre outras… são alguns dos comportamentos que um Ego desajustado apresenta.
Mas o foco aqui não é ser contra ou a favor do Ego e sim trabalhá-lo. Até porque como já vimos acima, precisamos também e muito dos aspectos benéficos que ele nos atribui.
E para isso nosso site: https://harmoniadalma.com/ traz uma enorme variedade de conteúdo sobre autoconhecimento que com toda certeza contribuirá para o melhor desenvolvimento do Ego.
Referência: