O que é a medicina Ayurveda?

A medicina ayurvédica é uma prática milenar da Índia que se concentra na prevenção e tratamento de doenças através de uma abordagem holística que inclui dieta, exercício, tsrapias com ervas e massagem. Ayurveda visa equilibrar os três doshas (vata, pitta e kapha) que influenciam a saúde e bem-estar de uma pessoa.

É um sistema científico de medicina elaborado ao longo de milhares de anos e foi codificado nos textos clássicos chamado samhitas (livros foram revisados, criticados, comentados ao longo dos anos por médicos da Índia, os Vaidyas). Esses textos clássicos foram compostos por hipóteses formuladas sobre a vida humana que foram testadas e transmitidas de geração para geração.
É uma abordagem holística da saúde que considera o indivíduo como um todo, incluindo aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. A Ayurveda baseia-se na teoria de que a saúde é resultado de um equilíbrio dos três doshas – Vata (energia responsável por controlar o movimento e o funcionamento dos sistemas corporais. É associado à criatividade, flexibilidade e movimento), Pitta (energia responsável por controlar o metabolismo e o processo de digestão. É associado à inteligência, entusiasmo e assertividade) e Kapha (responsável por fornecer estabilidade e sustentação ao corpo. Associado à estabilidade, compaixão e resistência)-, que são os tipos de energia biológica presentes em toAyurvedados os seres vivos.

Quando os doshas estão desequilibrados, podem surgir problemas de saúde. A Ayurveda oferece uma ampla gama de terapias, incluindo massagem, purificação, dieta, ervas, yoga e meditação, para equilibrar os doshas e promover a saúde. Além disso, a Ayurveda presta atenção à prevenção da doença, promovendo hábitos de vida saudáveis e equilibrados.
Essa medicina está se popularizando cada vez mais no Brasil, mas ainda temos muitas confusões sobre ela. Nesse artigo eu quero te explicar sobre o que é a medicina Ayurveda de acordo com os livros clássicos para as pessoas que gostariam se envolver mais com a sua própria saúde.

O que vou aprender com a Ayuveda?

A medicina Ayurveda é reconhecida como prática integrativa e complementar no Brasil pelo Ministério da Saúde e tem aumentado em popularidade entre aqueles que buscam prevenir e tratar doenças crônicas. Internacionalmente, é reconhecido pela ONU e OMS por sua importância e eficácia como sistema de medicina.

O que significa a palavra Ayurveda?
A palavra Ayurveda é derivada do sânscrito e é composta pelos termos “ayu” que significa “vida” e “Veda” que significa “conhecimento”. Desta forma, Ayurveda pode ser entendida como a ciência da vida. A vida, neste contexto, refere-se ao período entre o nascimento e a morte de uma pessoa e é compreendida como a união de quatro elementos fundamentais:

  1. Sharira – corpo físico
  2. Indryia – os órgãos dos sentidos
  3. Sattva – sua capacidade cognitiva
  4. Atma – aquilo que não pode ser visto

Atma é o que você vê, a consciência que observa seus sentidos e capacidade cognitiva, formando a vida. Segundo a Ayurveda, estuda-se a vida humana, mas também pode-se estudar animais e plantas. O objetivo é sempre prevenção e tratamento de doenças humanas.

Podemos dividir o sistema terapêutio da medicina em três dimensões:

O Ayurveda oferece três tipos de terapia: física ou racional, mental e espiritual. A terapia física busca equilibrar os doshas do corpo físico evitando a causa da doença. A mental é uma psicoterapia ayurvédica com aconselhamento que visa aumentar a Sattva (autoconhecimento e espiritualidade) na mente. A espiritual trabalha em um nível sutil e usa ferramentas como preces, terapia com gemas, peregrinações, jejum, disciplinas espirituais, mantras e rituais.

O objetivo do Ayurveda é duas-facetado: preservar a saúde de pessoas saudáveis e tratar e curar doenças em pacientes.

Porque preciso estudar sobre Ayurveda?

Para ter uma compreensão de uma vida saudável e uma vida insalubre, é fundamental conhecer o que é uma vida boa e uma vida ruim. Isso nos dá o poder de escolha sobre nossos hábitos alimentares, quanto tempo de sono precisamos, o que nosso corpo está pedindo, e como nos sentimos em situações específicas. Ao sabermos o que é benéfico, optamos por isso ou investigamos o que pode estar impedindo nosso bem-estar. Muitos livros agradecem aos médicos ayurvedicos que, ao longo dos anos, compilaram, testaram e aperfeiçoaram o conhecimento. Alguns livros começam agradecendo a todos conhecimento compilado testado e melhorado ao longo dos anos por muitos médicos ayurvedicos que dizem:
“Eu tenho acesso a esse conhecimento
porque outros vaidyas passaram esse
conhecimento adiante, por isso eu agradeço
e honro meu papel nessa cadeia de
transmissão”

O conhecimento ayurvédico é valioso por promover saúde, felicidade e bem-estar, e deve ser compartilhado. Aqueles que recebem esse conhecimento também têm a responsabilidade de transmiti-lo a outros. Este artigo e futuros no blog têm esse propósito. O Ayurveda possui grande potencial para tratar sofrimentos, curar doenças e melhorar significativamente a vida de alguém.

Medicina Ayurveda serve pra mim?

O Ayurveda é para qualquer pessoa que busca compreender sua saúde física, mental e emocional, através da auto-conscientização (como é o funcionamento do corpo, órgãos de sentidos e mente.

Essa medicina não oferece “só” saúde, mas prosperidade e abundância material.
Como Ayurveda ensina sobre a sua própria vida, você aprende quais são as armadilhas da sua mente, quais coisas que podem acontecer ao longo do caminho que acabam gerando sofrimento, confusão e que podem até gerar doenças para você.

Ayurveda uma medicina que se integra facilmente a medicina moderna. Na verdade como ela tem mais de quatro mil anos e a medicina moderna tem mais ou menos uns 200 eu acredito que ela é uma consequência natural do estudo ayurvedédico. A humanidade continuou estudando e aplicando na medicina as evoluções tecnológicas que foi conquistando.
O corpo humano é ainda é o mesmo de quatro mil anos atrás. Por isso que eu Ayurveda consegue ser tão certeiro. Imagina quão benéfico seria para a humanidade se a gente pudesse combinar todo esse conhecimento conquistado ao longo de milênios com as inovações tecnológicas da medicina moderna?
Na Índia, os hospitais ayurvédicos e os comuns colaboram no cuidado de pacientes de acordo com o estágio do tratamento e o Ayurveda faz parte do sistema de saúde pública, ou seja, ao invés de ser uma medicina alternativa, Ayurveda é integrado ao sistema de saúde.

Penso que alternativo “sugere” exclusão enquanto integrativa é uma soma ou até mesmo uma multiplicação essa consequência.

Ayurveda é absolutamente prático e eu espero que você ao ler esse artigo, reflita sobre a junção desses elementos da vida e sobre quais aspectos você poderia desenvolver mais.
Quais dores você gostaria de deixar de sentir?
Quais aspectos da sua vida precisam mais da sua atenção agora?

Caso queira saber mais sobre o assunto, faça o download do livro “Charaka Samhitâ” de Agnivesa,o Susruta-Samhita de Susruta e o Ashtanga-Hrdrayam de Vagbhata. Está traduzido para o protuguês e é gratuíto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *